segunda-feira, 14 de junho de 2010

Auto-censura

Sabe a sensação de querer dizer algo e não poder? É cruel, mas acontece. Às vezes parece que o silêncio é mais sensato do que a opinião, mesmo que o ato de calar-se seja um tanto frustrante, mas ainda assim sendo melhor que encarar consequências de um 'eu acho' mal expressado, ou talvez mal compreendido. Quando o medo de revelar pensamentos é maior que qualquer vontade de compartilhá-los. Quando se imagina a reação do outro, talvez de forma exagerada, mas que se sabe que não resultará em uma situação confortável.
Palavras não são sempre bem-vindas e é preciso cuidado com elas. São tão causadoras de discórdia e rejeição como do contrário. Mas é mais seguro não expor as conjeturas que se faz quando o efeito pode ser negativo. As pessoas fazem juízos equivocados facilmente, e isso sim é difícil de consertar.
É mais ou menos por isso que tenho um excesso de "prudência ideológica" (ou talvez uma falta de coragem do mesmo caráter), e por enquanto eu até prefiro me manter assim. Quem sabe um dia, talvez, torne-se mais fácil colocar muita coisa para fora. Eu espero que sim.

6 comentários:

  1. Eu tenho essa mesma sensanção, mas já a aprendi a mandar as pessoas tomarem no cu *-* -Honey

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me da mesma forma, apesar de por vezes não conseguir me calar.
    Se expressar é viver, e caso os receptores não gostem do que foi dito, um foda-se resolve a maior parte dos casos.
    Se ainda não resolveu, um vá tomar no cu é sempre bom, :D

    ResponderExcluir
  3. É bastante difícil dizer o que pensa, as vezes. Em parte devido ao preconceito intrínseco de cada indivíduo. Querendo ou não somos preconceituosos com o que ouvimos, ninguém está preparado para ouvir todo tipo de coisa a todo momento. E concomitantemente somos frutos do que falamos e nossas palavras esculpe o nosso ser aos olhos dos outros. É árduo fazermos uma imagem de nós mesmos e ao mesmo tempo dizer com cuidado o que pensamos.

    ResponderExcluir
  4. Há extremos, o silêncio permanente e a super sinceridade (ou melhor, a falta da triagem no caminho mente/boca). Esses dois são desconfortáveis. No primeiro você se sente fraco, preso em função dos pensamentos alheios e, principalmente, imperado e dominado pela auto-censura (que, em maioria, provém da opinião dos outros mesmo) e, no segundo, quando não se é levado em consideração nada que venha de fora do que lhe é tido como verdade própria, é como se você estivesse mergulhado no próprio mundo. Enfim, com tudo na natureza, o que temos que buscar é o equilíbrio.. nem tão tapado, nem tão egocêntrico.

    ResponderExcluir
  5. Tb concordo com isso, mas vale ressaltar que boa parte dessa auto-censura vem da prévia censura alheia que indiretamente inibe que vc expresse a sua opinião em determinada situação, eu mesmo já me arrependi de muitas coisas que já falei na frente de alguns, e já engoli muitas palavras, pois já sabia qual seria a reação dos mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Tb concordo com isso, mas vale ressaltar que boa parte dessa auto-censura vem da prévia censura alheia que indiretamente inibe que vc expresse a sua opinião em determinada situação, eu mesmo já me arrependi de muitas coisas que já falei na frente de alguns, e já engoli muitas palavras, pois já sabia qual seria a reação dos mesmos.

    ResponderExcluir