sábado, 19 de junho de 2010

Ficha limpa, integridade e o cupuaçu

Já faz umas duas semanas que Lula sancionou a nova lei do Ficha Limpa, que começou humildemente como campanha da CNBB - aê, finalmente a igreja fez algo que preste -, e agora nossos queridos políticos não poderão se candidatar caso conste algum podre em seus históricos. Maravilha, vai acabar a corrupção no Brasil. Será?
Não podemos esquecer que, antes do presidente sancionar ou vetar qualquer projeto de lei, o dito cujo precisa ser aprovado por votação no Congresso. Ou seja, primeiro passa pela Câmara dos Deputados e depois vai para o Senado. Alguns tentaram adiar para as próximas eleições, outros tentaram abrir brechas para continuarem no "direito" de estar no poder, tentando tornar a lei inválida para aqueles já condenados antes da sanção, mas nada disso deu certo. Não só já é constitucional, como o TSE já definiu que será aplicada nas eleições de 2010. Tudo muito lindo, coisa inédita no Brasil.
Mas qual corrupto daria um tiro na própria cabeça votando a favor quando ainda era projeto, fazendo de si próprio inelegível? Na Câmara, foi aprovado com 388 votos a favor e apenas um contra. E esse único deputado ovelha-negra disse depois que errou o botão (hein?). Parece piada, mas é verdade, pasmem! Nossa Câmara é muito honesta e nem sabíamos. No Senado, ainda mais admirável: nenhum voto contra, nem por acidente. Já podemos nos orgulhar de tamanha integridade?
Minha opinião: eu tenho esperanças de que essa lei seja realmente útil e nosso país dê um grande passo. Mas não tem como não desconfiar de um resultado como esse, quando se sabe das manchas que existem nos três poderes. Talvez haja algo por trás e eles estejam tramando um plano maquiavélico para ficar onde estão, muahaha. Só resta aguardar as eleições para ver.
Podiam mesmo era fazer uma lei contra político que cria projeto tentando proibir que animais de estimação recebam nome de gente - mas eu vou apoiar este se alguém quiser chamar um pobre cachorro de ACM ou Sarney, é muita ofensa para o bichinho -, ou que o cupuaçu receba título de fruta nacional, porque isso existe mesmo, e podem não ter nenhuma pendência com a justiça, mas são zeros à esquerda e gastam dinheiro público com inutilidades e bizarrices.

3 comentários:

  1. Valew por nos informar da nova lei, não tinha conhecimento da mesma...
    Amei a forma como você explicou o funcionamento da nova lei sem desprezar a ironia do voto por acidente (ri muitoo).
    Também espero que esta lei ajude a nossa política a se tornar um pouco menos corrupta!!

    e coitado daquele pobre animal que for chamado de ACM ou Sarney! UASHUHASA

    ResponderExcluir
  2. Devo adimitir que também não conhecia esse progeto de lei. É realmente estranho pensar em uma lei desse tipo onde os únicos afetados estão unanimes a favor dela.

    Ah, e quanto ao cara que queria criar o projeto contra cachorros com nome de gente só digo uma coisa: coitado do meu antigo cachorro chamado Antônio =/

    ResponderExcluir
  3. Bom... Sua insistência em achar interesse nesse sistema político me é intrigante. Vou nem comentar.

    ResponderExcluir